a idade antiga ou antiguidade foi o período da história que se desdobrou desde a invenção da escrita (4000 a.c. a 3500 a.c.) até a queda do império romano do ocidente (476 d.c.) e início da idade média (século v).
neste período temporal, constatamos que as chamadas civilizações antigas, que conhecem a escrita, coexistem com outras civilizações, escrevendo sobre elas (proto-história).
diferentes povos se desenvolveram na idade antiga, entre elas as civilizações do egito, mesopotâmia, china, as civilizações clássicas como grécia e roma, os persas, os hebreus, os fenícios, além dos celtas, etruscos, eslavos, dos povos germanos (visigodos, ostrogodos, anglos, saxões,) entre outros.
a antiguidade foi um período importantíssimo da história, pois nessa época teve início a formação de estados constituídos com certo grau de nacionalidade, territórios e organização mais complexas que outras cidades encontradas antes desse período da história.
termo idade moderna, apesar de identificar algo novo ou atual, não se refere aos nossos tempos, ao século xxi. ele se refere, historicamente, ao período compreendido entre os séculos xv e xviii e foram os europeus desse tempo que se autodenominaram modernos.
para alguns historiadores, a idade moderna foi um grande período de transição do mundo medieval feudal para o mundo capitalista e burguês, o qual se inaugurou no final do século xviii e início o século xix.
assim, na chamada idade moderna, coexistiram permanências do mundo medieval e elementos que formaram as bases do sistema capitalista. a economia agrária, a persistência das relações de servidão, os privilégios da nobreza, os valores sociais baseados na tradição, no sangue, e a apropriação privada do estado eram aspectos do mundo medieval. mas, paralelamente, profundas transformações sociais e culturais ocorriam nesse período de transição: mudaram as relações entre os diferentes grupos sociais, as visões do mundo e as crenças, outras formas de trabalho, de poder.
a idade moderna não era essencialmente capitalista e já não era mais medieval. mas nada disso aconteceu de repente; os elementos típicos do feudalismo ainda persistiram, com maior ou menor intensidade e durabilidade, nas diferentes regiões da europa, mas as mudanças foram atingindo todos os campos e trazendo a modernidade.