resposta:
nascido e criado em uma família hindu no litoral de guzerate, oeste da índia, e formado em direito no inner temple, londres, gandhi empregou pela primeira vez a desobediência civil não-violenta como advogado expatriado na áfrica do sul, na luta da comunidade indígena pelos direitos civis. após seu retorno à índia em 1915, ele começou a organizar camponeses, agricultores e trabalhadores urbanos para protestar contra o imposto sobre a terra e a discriminação excessiva. assumindo a liderança do congresso nacional indiano em 1921, gandhi liderou campanhas nacionais para várias causas sociais e para alcançar o swaraj ou o autogoverno.[8]
gandhi levou os indianos a desafiar o imposto salino cobrado pelos ingleses com a marcha do sal, de 400 km, em 1930, e mais tarde pedindo aos britânicos que abandonassem a índia em 1942. ele foi preso por muitos anos, em várias ocasiões, na áfrica do sul e na índia. vivia modestamente em uma comunidade residencial auto-suficiente e usava o dhoti e o xale indiano tradicional, entrelaçados com fios feitos à mão em um charkha. comia comida vegetariana simples e também realizou longos jejuns como um meio de auto-purificação e protesto político.
explicação:
após a guerra, gandhi se envolveu com o congresso nacional indiano e com o movimento pela independência. ganhou notoriedade internacional pela sua política de desobediência civil e pelo uso do jejum como forma de protesto.
por esses motivos, sua prisão foi decretada diversas vezes pelas autoridades britânicas, prisões às quais sempre se seguiram protestos pela sua libertação (por exemplo, em 18 de março de 1922, quando foi sentenciado a seis anos de prisão por desobediência civil, dos quais cumpriu apenas dois anos).
outra estratégia eficiente de gandhi pela independência foi a política do swadeshi - o boicote a todos os produtos importados, especialmente os produzidos na inglaterra. aliada a esta estratégia, estava sua proposta de que todos os indianos deveriam vestir o khadi - vestimentas caseiras - ao invés de comprar os produtos têxteis britânicos.